Afiação Ferramentas: Punção e Matriz

Afiação Ferramentas: Punção e Matriz

Durante a operação de puncionamento, a aresta de corte da ferramenta se desgasta à medida que o número de batidas aumenta, afetando o produto das várias maneiras a seguir.

  • A rebarba da superfície de corte (lado reverso) torna-se cada vez maior.
  • A rugosidade da superfície de rebarba fica maior.
  • O produto como um todo vai empenando.
Altura rebarba
H = Altura da rebarba

Quando afiar as ferramentas?

A necessidade de reafiação de uma ferramenta é geralmente determinada pela altura da rebarba no produto acabado. Quando a rebarba excede a altura permitida, a ferramenta deve ser retificada ou substituída. As arestas de corte cada vez mais lixadas causam rebarbas cada vez mais altas e, à medida que a ferramenta é usada, a abrasão fica cada vez pior, mas permanece dentro dos limites aceitáveis. No entanto, após atingir um certo nível de abrasão, a taxa de abrasão aumenta dramaticamente e excede os limites aceitáveis. Isso, por sua vez, causa um aumento abrupto na rebarba. A abrasão que atingiu este nível indica que o tempo de afiação está próximo.

É muito importante que a afiação não seja atrasada, pois isso pode levar a uma redução na vida útil da ferramenta como um todo. Isso ocorre porque um atraso exigirá a remoção de uma quantidade excessiva de material do punção durante a afiação.

Altura rebarba x Numero de batidas

 

 

A: Período inicial de abrasão

B: Período normal de abrasão

C: Período anormal de abrasão

* IMPORTANTE: Monitorar o aumento da rebarba para definir o “timing” correto para afiação da ferramenta 

Vida útil da ferramenta

A vida útil dos punções e matrizes varia muito, dependendo do material que está sendo puncionado, da espessura do material e do método de punção, da folga e do tipo de material do qual as ferramentas são feitas. Embora seja muito difícil afirmar qual seria a vida útil de uma ferramenta, como referência um punção que está puncionando SPCC (chapas de aço laminadas a frio) teria que ser retificado após 100.000 batidas (1,0 mm), 60.000 batidas (2,3 mm) e 50.000 batidas (3,2 mm) respectivamente.

Conclusão

A afiação das ferramentas é muito importante para evitar problemas de qualidade: aumento excessivo de rebarba e empenamento da chapa, que podem resultar em outros problemas mais graves. Além disso a afiação no tempo correto vai garantir uma vida útil maior de suas ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posso ajudar?