Uma puncionadeira é menos flexível que um laser para cortar formas complexas, mas mais rápido para formas repetitivas (por exemplo, a grade de uma unidade de ar condicionado). Algumas puncionadeiras combinam recursos de laser e punção em uma máquina. Estas máquinas são chamadas de puncionadeiras híbridas e estão disponíveis com laser de CO2, plasma e mais recentemente equipadas com laser de fibra.
A maioria das puncionadeiras de torreta são controlados por CNC, com posicionamento automático da chapa de metal embaixo da ferramenta e seleção programada de ferramentas específicas. Um processo CAM primeiro converte o design CAD do item acabado no número de operações individuais necessárias, dependendo das ferramentas disponíveis na torre.
A configuração das ferramentas na torre pode mudar de acordo com as necessidades de um trabalho específico. O processo CAD também pode ser otimizado para trabalhar com uma puncionadeira de torreta: uma operação como arredondar um canto pode ser muito mais rápida com um único corte chanfrado do que um canto totalmente arredondado que exige várias batidas. Alterar uma dimensão sem importância, como a largura de uma abertura de ventilação, pode corresponder a uma ferramenta disponível, exigindo um único corte, em vez de cortar cada lado separadamente. .