O que é puncionadeira ?

O QUE É UMA PUNCIONADEIRA?

Uma puncionadeira CNC de torreta é um tipo de prensa usada para corte e conformação de metais por punção. A empresa americana Wiedemann desenvolveu a primeira puncionadeira de torreta em 1934 e foi apresentada na feira de máquinas ferramenta em Chigaco-USA no ano de1955.

Diferença puncionadeira e prensa

O trabalho da prensa em geral é um processo adequado à produção em massa, no entanto, os custos iniciais de ferramentas, tanto da máquina quanto da ferramentais específicos para o trabalho, são altos. Isso limita o trabalho de prensa para ser usado em trabalhos de pequeno volume e protótipos.

Uma puncionadeira de torreta é uma solução para trabalhos de grande variedade e pequenos volumes. A puncionadeira possui uma torre com grande número de ferramentas de punção padrão: furos de tamanhos variados, quadrados, retângulos, ferramentas de conformação etc. Ao usar muitas ferramentas diferentes, uma puncionadeira pode fazer uma grande variedade de peças sem a necessidade de uma ferramenta de prensa dedicada para essa tarefa. Isso economiza tempo e dinheiro, permitindo a criação rápida de protótipos ou a produção de baixo volume sem atrasos e custos altos na fabricação de ferramentas específicas.

Puncionadeira CNC

Uma puncionadeira CNC pode ter até 54 estações para ferramentas de formatos variados em uma torre que pode ser girada para trazer qualquer ferramenta para a posição de trabalho. Um formato simples (por exemplo, um quadrado, círculo ou hexágono) é feito diretamente na chapa com uma única batida. Uma forma complexa pode ser feita fazendo muitos cortes quadrados ou arredondados ao redor do perímetro.
Puncionadeira CNC Muratec modelo M2044TC - 20ton

Uma ferramenta de puncionadeira requer um conjunto de punção e matriz, existem duas torres correspondentes, acima e abaixo da mesa, para punção e matriz. Essas duas torres devem giram em sincronização precisa e com seu alinhamento cuidadosamente mantido. Normalmente vários formatos de forma idêntica podem ser usados ​​na torre, cada um girado em um ângulo diferente, pois geralmente não há recurso para girar a peça de trabalho na chapa em relação à ferramenta. Porém as puncionadeiras mais modernas possuem algumas estações que permitem girar as ferramentas 360 graus em seu próprio eixo, chamamos estas estações de auto-index.

Exemplo LAYOUT torre de ferramentas

Uma puncionadeira é menos flexível que um laser para cortar formas complexas, mas mais rápido para formas repetitivas (por exemplo, a grade de uma unidade de ar condicionado). Algumas puncionadeiras combinam recursos de laser e punção em uma máquina. Estas máquinas são chamadas de puncionadeiras híbridas e estão disponíveis com laser de CO2, plasma e mais recentemente equipadas com laser de fibra.

A maioria das puncionadeiras de torreta são controlados por CNC, com posicionamento automático da chapa de metal embaixo da ferramenta e seleção programada de ferramentas específicas. Um processo CAM primeiro converte o design CAD do item acabado no número de operações individuais necessárias, dependendo das ferramentas disponíveis na torre.

A configuração das ferramentas na torre pode mudar de acordo com as necessidades de um trabalho específico. O processo CAD também pode ser otimizado para trabalhar com uma puncionadeira de torreta: uma operação como arredondar um canto pode ser muito mais rápida com um único corte chanfrado do que um canto totalmente arredondado que exige várias batidas. Alterar uma dimensão sem importância, como a largura de uma abertura de ventilação, pode corresponder a uma ferramenta disponível, exigindo um único corte, em vez de cortar cada lado separadamente. .

Vantagens do processo em puncionadeira

Como cada ferramenta em uma puncionadeira é relativamente pequena, isso requer pouca energia em comparação com uma prensa que fabrica peças semelhantes com um único curso de prensa. Isso permite que a ferramenta seja mais leve e consequentemente mais barata. A puncionadeira  pode operar mais rápido do que uma prensa de ferramenta mais pesada, embora, é claro, mais batidas sejam necessárias. Um puncionadeira pode atingir até 1000 golpes por minuto. As máquinas recentes mais sofisticadas também podem adicionar facilidades para conformar e dobrar, além de puncionar.

As puncionadeiras mais modernas são servo-elétricas economizando ainda mais energia em comparação com puncionadeiras mais antigas mecânicas ou hidráulicas.

O mercado evolui cada vez mais rápido e a tendência de produção são pequenos lotes e grandes variedades. A puncionadeira vem substituindo as prensas com grande vantagem em flexibilidade, rapidez , custos baixo de ferramentas , redução de mão obra e espaço ocupado.