Ferramenta – Analisar e selecionar folga de matriz

Folga da matriz

O espaço entre o punção e a matriz é chamado de “Folga”. (O termo “Folga” referido neste manual é a folga de ambos os lados) Conforme mostrado na figura, o uso de punções e matrizes requer que a função de folga seja considerada cuidadosamente. O tamanho da folga deve ser decidido, levando em consideração o tipo de material a ser puncionado e sua espessura. Fatores adicionais que também devem ser considerados com atenção são os efeitos da folga na força de punção, carga de trabalho de punção, força de separação, vida útil da aresta de corte do punção e a condição da superfície de corte do furo.

Folga Matriz Puncionadeira Murata

Folga e superfície de corte

A folga influencia a qualidade da superfície de corte. Geralmente, a análise do cavaco removido de uma chapa pode determinar a condição da folga selecionada. Veja as figuras abaixo: 

Folga Matrzi E Condição Corte Cisalhamento

Basicamente a condição ideal de corte tem 1/3 da superfície cisalhada e 2/3 fraturada.

Folga e seus efeitos

Segue abaixo os pontos que devem ser levados em conta e a importância da correta seleção da folga da matriz:

 1) Vida útil da aresta de corte.

Folgas menores produzem uma força de cisalhamento maior que, por sua vez, aumenta a carga aplicada à aresta de corte. Isso resulta em redução da vida útil da aresta de corte.

2) Aparência da superfície de corte

Folgas maiores por sua vez pioram a aparência da superfície de corte, apresentam uma menor área cisalhada , aumento da rebarba e cantos mais arredondados. 

3) Força de extração

A força de extração é a quantidade de força necessária para separar a chapa de trabalho do punção conforme o punção é extraído do furo perfurado. Quanto menor for a folga, maior será a pressão aplicada ao punção à medida que é extraído, exigindo assim uma grande quantidade de força de extração. Somado a problemas como extrator em más condições pode ocorrer problemas como falha de extração causando uma colisão.

4) Expulsão do cavaco

Folgas menores produzem superfície de cisalhamento maior e a força de ligação exercida pelo lado da matriz aumenta, portanto, folgas menores  dificulta a expulsão do cavaco.

5)  Folga entre máquina mecânicas e servo elétricas

Para uma máquina hidráulica ou servo elétrica, a velocidade do martelo pode ser mais lenta e a superfície cisalhada se torna maior em comparação com uma máquina mecânica. Ao puncionar no modo baixo ruído(silencioso) que é característico de máquina servo elétrica em particular, isso causará problemas como redução da vida útil da aresta de corte e falha de expulsão do cavaco; portanto recomenda-se definir as folgas um pouco maiores no caso da máquina hidráulica ou servo elétrica.

Conclusão

Selecione corretamente a folga de matriz e analise a superfície de corte do cavaco para ajusta-la se necessário. Consulte também o artigo Tabela de Folga de Matriz Puncionadeira Murata com os valores recomendados pelo fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?